Aleluia
Já viram bem os telejornais? Já ouviram os noticiários? Consultaram a Internet?
Parece que o mundo está a acabar. Fome no Ruanda, contaminação nuclear em Fukushima, desaparecimento das calotes polares, o preço do barril de crude a subir, incêndios, terramotos, avalanchas, erupções vulcânicas. Racismo, HIV, atentados terroristas, bolhas imobiliárias, tsunamis, homofobia. O mundo está a acabar!
Mas há esperança, senhoras e senhores. Não atirem ainda a toalha, temos ainda vários assaltos pela frente. Mais que esperança, há vida e há certeza. O mundo NÂO vai acabar, irmãos e irmãs.
E como é que eu sei? Sei-o porque há alguém que vela por nós. Há alguém que está no nosso canto, que está em todos os cantos, que está em toda a parte. Alguém para quem as inundações, os descarrilamentos e a xenofobia não são mais que incómodos passageiros. Alguém através de quem ultrapassaremos a seca mais severa, a doença mais virulenta, o asteróide mais destruidor.
Sim, irmãos e irmãs, o nosso futuro está garantido. Estamos seguros, estamos protegidos, estamos guardados, irmãos e irmãs, porque esse alguém nunca nos deixa ficar mal, esse alguém nunca nos falha, e esse alguém nunca atira a toalha. E esse alguém tem um nome. É verdade, irmãos e irmãs, esse alguém tem um nome e eu vou dizer-vos qual é. E esse nome vós já o conheceis. Esse nome acompanhou-vos ao longo das vossas vidas. Acompanhou-vos ao longo das vidas dos vossos pais. Esse nome está em todo o lado. Esse alguém está em todo o lado, e eu vou dizer-vos quem é.
E vocês sabem quem é, irmãos e irmãs. Vocês sabem quem é esse alguém, vocês conhecem esse nome, porque esse nome é Amália Rodrigues.
É verdade, irmãos e irmãs, Amália vela por nós, ela está em todo o lado, ela está em tudo e ela guarda-nos.
Vocês acham que o Elvis foi raptado por extra-terrestres? Pois a Amália foi lá acima e partiu aquilo tudo. A Amália foi lá acima e escaqueirou a nave-mãe toda. E os extra-terrestres foram embora, e levaram apenas o Elvis, porque a Amália vela, irmãos e irmãs. Amália vela e evitou a invasão da Terra, porque a Amália está em todo o lado. A Amália está em tudo. Tudo o que está à vossa volta tem Amália.
A Amália está nas vossas casas.
A Amália está nos vossos carros.
A Amália está na conta da luz, está nos semáforos, está nos vossos fígados.
A Amália está no estádio da Luz.
A Amália está no cozido à portuguesa. Está no IRS. Está nos vossos computadores.
A Amália está nos planisférios. A Amália está no Voltaren, está no orçamento de estado e está nos pórticos da Via Verde.
A Amália está na Super Bock. Está em Castelo do Bode. A Amália está nos pastéis de bacalhau. Já comeram um pastel de bacalhau? Então a Amália está em vocês também. A Amália está em vocês e vocês são invencíveis porque têm Amália em vós.
A Amália está nas vossas Thermotebe. A Amália está no arroz doce e nas bolas da árvore de Natal. A Amália está no vosso cartão de cidadão. Já viram bem o vosso cartão de cidadão? Já repararam verdadeiramente nele? Então já viram lá a Amália.
Todos temos Amália em nós. Temos Amália debaixo das unhas. Temos Amália na úvula. Temos Amália no umbigo, nos sovacos e nos artelhos, e temos Amália no cólon. Nós somos Amália.´
A Amália está nos gordos, está nos magros, nos diabéticos, nos canhotos, nos carecas e nos cabeludos. A Amália está no Cristiano Ronaldo. A Amália está no Mário Zambujal e na menina das Nutícias. A Amália está nas vossas mães e nas vossas tias. É verdade, aquela tia velhinha corcovada e míope também tem Amália dentro dela, irmãos e irmãs. A Amália está no Chewbacca.
A Amália está nos brancos, nos pretos, nos amarelos e nos sportinguistas. Está nos altos, nos baixos, nos homens, nas mulheres e nos outros. Está nas criancinhas, embora elas não o saibam. A Amália está em toda a gente. Todos temos Amália em nós. Todos, excepto uma pessoa.
Há alguém que não tem Amália nele. Há uma pessoa que não tem Amália nele, irmãos e irmãs. Há uma pessoa tão vil, tão malvada, que não tem Amália atrás das orelhas, nem nas costelas nem na sopa. Esta pessoa não vê Amália, não sente Amália, não é Amália. É imune à Amália. Esta pessoa é o oposto da Amália. É o anti-Amália.
O António Sala não tem Amália nele.
E não deixem enganar-se por aqueles que dizem que a Amália morreu, que está no Cemitério dos Prazeres, no Panteão ou nos Jerónimos. A Amália não morreu, irmãos e irmãs. A Amália vive e mora em Machu Pichu. A Amália mora em Torre de Moncorvo. Mora em Angkor Vat e tem casa em Miami, em Ouarzazate e na Legolândia. A Amália mora em Tatooine. A Amália mora em todo o lado, porque a Amália está em todo o lado.
A Amália está em todo o lado, a Amália está em todas coisas e a Amália está em toda a gente.
Amen
Amen
Comentários
Enviar um comentário