Inequívoca Justiça

Resultado de imagem para courtDa tribuna o juiz expunha as suas dúvidas:
- Recapitulando: o queixoso afirma que foi atacado com um objecto contundente por um indivíduo encorpado, de tez macilenta, suíças ruivas, embora fosse calvo, envergando um fato de caqui adornado com lantejoulas. É assim?
- É assim exactamente, Sr. Dr. Juiz. - confirmou o queixoso.
- E arescenta a transcrição de um depoimento de uma testemunha ocular que não pode estar presente devido à sua pouca idade. Correcto?
- Sim, Sr. Dr. Juiz. - confirmou a acusação. E acrescentou: - A testemunha presenciou tudo a partir da janela da sala de aula da sua escola.
- Bom, de acordo com este depoimento, o atacante é, cito, "um bacano cool tipo de cap e vans". Não parece corresponder à descrição.
- O meu cliente assegura que sim.
- Diz a testemunha que em vez de um objecto contundente o homem teria "uma ceninha tipo assim bué de marada".
A acusação aproveitou a oportunidade:
- Exactamente, Sr. Dr. Juiz. Um objecto perigosíssimo capaz de infligir danos seriíssimos.
O juiz duvidou:
- Não tenho a certeza que "uma ceninha assim tipo bué marada" seja mais perigosa do que uma ficha tripla, por exemplo.
- Sr. Dr. Juiz, imensos crimes hediondos já foram cometidos com ceninhas tipo bué maradas.
- Certamente que sim, mas também haverá ceninhas tipo bué de maradas que servem para carregar telemóveis ou evitar dores nas articulações, por exemplo. Não vejo aqui que seja contundente ou perigosa.
- Sr. Dr. Juiz, mesmo um carregador de telemóvel ou um unguento para articulações poden ser letais quando manuseados por um facínora sanguinário.
- Precisamente. Não estou convencido que o perpetrante seja um facínora sanguinário. A testemunha menciona que além de ser um "bacano cool", é também "uma beca piki".
A acusação voltou à carga:
- Sr. Dr. Juiz, o departamento de estudos forenses da PSP elaborou um retrato robot a partir da descrição da testemunha ocular. Garanto que tem um aspecto aterrador, capaz de gelar o sangue nas artérias do cidadão mais empedernido.
- O Sr. Dr. advogado quer fazer-me crer que um cidadão empedernido de, digamos, Cova da Moura ou Falagueira, se atemorizaria quando confrontado com - baixou os olhos para reler a transcrição - "um bacano cool uma beca piki assim tipo de cap e vans"?
- Sem dúvida Sr Dr Juiz. Não esqueça que ele vinha armado com uma "ceninha tipo assim bué da marada".
- Exactamente quão marada seria essa ceninha?
- Sr. Dr. Juiz, quer o meu cliente, quer a testemunha, são absolutamente precisos: bué.
- Nesse caso, não tenho outra alternativa a não ser condenar o réu, aqui presente, a bué de tempo tipo numa ceninha tipo marada, embora piki, até que seja suficientemente tipo cool para ser reintegrado numa tipo comunidade tipo na Falagueira ou Cova da Moura.
Bateu com o martelo na mesa.
- Está encerrada a audiência.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

O Fado da Desgraçadinha

Libertad O Muerte

O Insurrecto